POLÍTICA


Presidente da UPB defende candidatura de Rui Costa ao Senado

"Ele é um orgulho para a Bahia", disse Wilson Cardoso

Foto: Assessoria

 

O prefeito de Andaraí e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Paes Cardoso (PSB) voltou a defender a unidade da base para as eleições de 2026 defendendo o nome do ministro da Casa Civil Rui Costa a uma das vagas ao Senado.

Para ele Rui Costa é um “orgulho para a Bahia”. Cardoso relembrou a gestão de Rui como governador de 2015 a 2023, destacando os investimentos realizados nos 417 municípios baianos.

Iniciada ainda no Governo Wagner (2007 a 2015), foi durante a gestão de Rui Costa que a política de consórcios públicos multifinalitários ganhou maior dimensão, com a criação dos Consórcios Regionais de Saúde, responsáveis por viabilizar a implantação das Policlínicas Regionais de Saúde, que hoje já passam de vinte unidades em funcionamento. A iniciativa trouxe ganhos em eficiência administrativa, redução de custos para os municípios e ampliação da oferta de serviços de saúde à população. Segundo Wilson Cardoso, esse trabalho vem sendo continuado pelo governador Jerônimo Rodrigues, que tem reafirmado o compromisso com a regionalização da saúde e o fortalecimento da gestão consorciada.”

No âmbito federal, o presidente da UPB destacou a importância do papel desempenhado pelo ministro, ressaltando que sua atuação tem sido fundamental para garantir a estabilidade da gestão. “Ele dá tranquilidade ao presidente Lula”, afirmou Cardoso, ao descrever o ministro como uma liderança centralizadora, responsável por analisar detalhadamente todos os documentos antes da sanção presidencial. Segundo ele, a relação de Rui Costa com os prefeitos baianos continua sólida, marcada pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante sua passagem pelo governo da Bahia.

Análise sobre o cenário político para o Senado em 2026

O presidente da UPB também fez uma projeção para a disputa ao Senado em 2026, que poderá ter nomes como Rui Costa, o senador Jaques Wagner, que deve buscar a reeleição, e o senador Angelo Coronel (PSD). Diante desse cenário, Wilson Cardoso demonstrou confiança na capacidade de diálogo e na coesão do grupo político.

“Eu avalio que eles vão se entender”, afirmou Wilson Cardoso ao comentar sobre os principais líderes do grupo político. Ele definiu Jaques Wagner (PT) como um conciliador nato e o principal articulador político desde a origem do grupo. Rui Costa (PT) foi apontado como um nome experiente e altamente capacitado para assumir uma vaga no Senado. Já Jerônimo Rodrigues (PT) foi avaliado como um gestor eficiente, que aprendeu com bons professores e tem dado continuidade, com avanços significativos, às ações de seus antecessores. Entre os destaques da sua gestão, Cardoso mencionou a ampliação das escolas em Tempo Integral em diversos municípios e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará o Subúrbio Ferroviário de Salvador a municípios da Região Metropolitana, tornando a Bahia o segundo maior sistema metroviário do país em extensão operacional.