POLÍTICA


Ipsos-Ipec: 38% avaliam governo Lula como ruim ou péssimo; 32% consideram gestão ótima ou boa

Pesquisa mostra que avaliação negativa segue acima da positiva, enquanto expectativa para a economia nos próximos meses apresenta melhora

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

Levantamento Ipsos-Ipec divulgado nesta segunda-feira (22) aponta que 38% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo. Já 32% consideram a gestão ótima ou boa, enquanto 28% classificam o governo como regular. Em comparação com a pesquisa realizada em março, a avaliação negativa oscilou de 40% para 38%, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

A pesquisa também mostrou que 50% dos entrevistados desaprovam a forma como Lula administra o país, enquanto 44% aprovam. Em relação à confiança no presidente, 56% afirmaram não confiar em Lula, contra 41% que disseram confiar. Segundo a diretora da Ipsos-Ipec, Márcia Cavallari, o cenário segue marcado por opiniões consolidadas e polarizadas.

Na percepção dos entrevistados, 42% acreditam que o governo está pior do que esperavam, 32% avaliam que está igual ao esperado e 23% consideram que está melhor. Já sobre a situação econômica atual, 41% disseram que ela piorou nos últimos seis meses, enquanto 25% afirmaram ter melhorado.

Apesar da avaliação predominantemente negativa sobre o momento atual, os brasileiros demonstraram maior otimismo em relação ao futuro da economia. Para 36% dos entrevistados, a situação econômica estará melhor nos próximos seis meses, enquanto 32% acreditam que estará pior. A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 130 municípios entre os dias 13 e 17 de junho.