POLÍTICA


Réu em processo no STF, Bolsonaro brinca e convida Moraes para ser seu vice em 2026

Ex-presidente é o sexto réu a ser ouvido pela Corte no processo sobre tentativa de golpe de Estado

Foto: Reprodução/YouTube

 

Réu no processo penal sobre tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma brincadeira com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta terça-feira (10), ao convidar o magistrado, que é relator do caso, para ser seu vice nas eleições de 2026.

Após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023, Bolsonaro se tornou inelegível por oito anos, até 2030 por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação.

Durante o depoimento, o ex-presidente narrava como as pessoas tratam ele nas ruas e questionou o ministro Alexandre de Moraes se ele gostaria de ver um vídeo. Na sequência, o magistrado respondeu: “Declino”.

Em seguida, Bolsonaro perguntou: “Posso fazer uma brincadeira?”, ao passo que Moraes respondeu: “O senhor quem sabe. Eu perguntaria os seus advogados”.

Bolsonaro então replicou: “Eu gostaria de convidá-lo para ser vice em 26”. Em resposta, Moraes afirmou: “Eu declino novamente”.

O ex-presidente é o sexto réu a ser ouvido pelo STF. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como peça-chave da organização criminosa que atuou pela ruptura democrática.