MAIS NOTÍCIAS


Bahia é destaque em conferência de geologia e mineração do Mercosul

Encontro ocorreu nesta sexta-feira (6), em Foz do Iguaçu

Foto: Divulgação/GeoMinE 2025

 

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, e o vice-presidente Carlos Borel, participaram na sexta-feira (6) da 1ª Conferência de Geologia e Mineração do Mercosul, realizada durante o GeoMinE Foz 2025, em Foz do Iguaçu (PR).

Realizado pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), o GeoMinE 2025 teve como tema central “A geologia, mineração e energia no planeta em transição”. A conferência reuniu pesquisadores, gestores públicos, profissionais do setor e representantes de governos dos países que compõem o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia). O evento teve como proposta fomentar o intercâmbio de conhecimento e experiências voltadas ao fortalecimento de políticas públicas e práticas mais sustentáveis no setor mineral.

Palestra

Um dos palestrantes do evento, Caballal integrou o painel “Inovação, Tecnologia e Futuro da Mineração no Mercosul”. Durante seu discurso, ele destacou a importância de uma mineração conectada às transformações sociais e ambientais que marcam o século 21.

“Quando nós falamos em avanço e inovação, nós não podemos só pensar apenas nos grandes players. Nós temos que pensar também em como incorporar a sociedade nesse processo. É dessa forma que a CBPM pensa, dessa forma que a gente vem atuando, e é dessa forma que a gente acredita que a mineração vai, de fato, transformar a realidade do nosso planeta, porque não existe transição energética sem mineração. A mineração, sendo ela sustentável e inclusiva, é um caminho fundamental para a salvação do nosso planeta”, afirmou.

Compromisso

Durante o evento, também foram apresentados estudos e pesquisas recentes em geologia e mineração, com ênfase em soluções para os desafios da transição energética, segurança alimentar e sustentabilidade. “A participação da CBPM nessa conferência reforça o compromisso da Bahia, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, com uma mineração moderna, aliada ao desenvolvimento econômico, inclusão social e responsabilidade ambiental”, ressaltou o presidente da CBPM.

A 1ª Conferência de Geologia e Mineração do Mercosul foi realizada dentro da programação do GeoMinE Foz 2025, que também abrangeu o XIII Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia, o IX Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados, o II Workshop de Armazenamento de CO₂ por Mineralização em Basaltos e a ExpoGeoMinE. O encontro se consolidou como um espaço estratégico para a construção de um futuro mais sustentável, ancorado na valorização do conhecimento geocientífico e na cooperação entre os países sul-americanos.