SALVADOR


IAT celebra 42 anos com seminário sobre sustentabilidade e criatividade na educação

Os eventos, que acontecerão na sede do instituto, reunirão gestores, educadores, estudantes e convidados

Foto: Divugação/IAT

 

Em comemoração aos seus 42 anos de fundação, o Instituto Anísio Teixeira (IAT), vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), promove nestas quarta-feira (4) e quinta-feira (5) de junho o Seminário Ecocriatividade na Educação e a 4ª edição do Festival de Invenção e Criatividade (FIC).

Os eventos, que acontecerão na sede do instituto, reunirão gestores, educadores, estudantes e convidados, reafirmando o papel do IAT como a “Casa dos Educadores e Educadoras da Bahia”.

A abertura será marcada por uma conferência com o tema “Futuro Ancestral”, conduzida pelo renomado educador português José Pacheco, criador da inovadora Escola da Ponte, e contará com a participação da socióloga Edneia Gonçalves e da professora indígena Merk Patachó, com mediação de Larissa Raiara, da Coordenação de Educação Escolar Indígena da SEC.

O seminário terá como foco central a Educação Ambiental, abordando os impactos da ação humana sobre o planeta, as emergências climáticas, os desastres ambientais globais e as ameaças aos povos originários. Segundo a organização, será um espaço de reflexão e inovação sobre práticas pedagógicas sustentáveis e criativas, que dialogam com a ancestralidade e as novas tecnologias.

Entre os destaques da programação estão mesas redondas e oficinas com temas como: Design de aulas com Currículo Verde, Traga o clima para a sua aula, Amazônia Azul: educação oceânica, Emergência Climática na Educação e Juventudes e mudanças climáticas.

O encerramento trará uma conferência sobre “EcoCriatividade na Educação”, com o diretor-geral do IAT, Iuri Rubim, e a educadora Janine Schultz, diretora executiva da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Na ocasião, será lançado o volume 13.1 da Revista Estudos IAT.

Para Iuri Rubim, o tema do evento é um chamado à ação. “Acreditamos que cuidar do nosso planeta é uma questão de sobrevivência da humanidade. A proposta é engajar estudantes, professores e coordenadores com criatividade e foco na sustentabilidade. É uma provocação: como aprendemos e ensinamos a cuidar melhor da Terra?”, afirmou.