JUSTIÇA


STF formaliza abertura de ação penal contra Eduardo Bolsonaro por coação

Denúncia foi feita no ano passado; ex-deputado é acusado de chantagear Brasil para beneficiar o pai, Jair Bolsonaro

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) formalizou, nesta quinta-feira (19), a abertura de ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), réu por coação.

A Primeira Turma do STF aceitou em novembro a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Votaram para receber a acusação o relator, Alexandre de Moraes, além dos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Pesa contra Eduardo Bolsonaro a acusação de articular ações para intervir nos processos judiciais com o objetivo de beneficiar seu pai, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

Na ocasião, Eduardo, que mora nos Estados Unidos desde março do ano passado, chegou a afirmar que o país governado por Donald Trump aplicaria sanções econômicas ao Brasil em retaliação ao Judiciário, por levar adiante o processo contra seu pai.

Atualmente, Jair Bolsonaro está preso na Papudinha, em sala de Estado-Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.