ECONOMIA


Ibovespa fecha em alta de 1,35% e retoma os 188 mil pontos

Petrobras e bancos lideram ganhos, enquanto GPA despenca quase 10% em meio a temor de aumento de capital

Foto: Reprodução/Freepik

 

O Ibovespa encerrou esta quinta-feira (19) em alta de 1,35%, aos 188.534 pontos, sustentado pela continuidade do fluxo estrangeiro para mercados emergentes. O índice oscilou entre 185.928 e 188.687 pontos, com volume financeiro de R$ 21,5 bilhões.

A valorização foi puxada principalmente pelas ações da Petrobras, favorecidas pela alta do petróleo diante de tensões envolvendo Estados Unidos e Irã. Os papéis preferenciais subiram 1,67% e os ordinários avançaram 2,62%. Bancos também registraram ganhos relevantes, enquanto a Vale fechou com leve alta de 0,20%.

Entre os destaques positivos, a Auren Energia (ex-AES Brasil) avançou 6,94% após pedido de migração para o Novo Mercado da B3. Já o tom negativo ficou com o GPA, que caiu 9,82% diante de preocupações sobre possível aumento de capital e pressão no caixa.

Apesar do fluxo externo ainda favorecer o Brasil, analistas apontam desconforto crescente com os níveis de preço das blue chips, indicando possível ajuste caso o volume de recursos estrangeiros diminua. Em Nova York, os principais índices fecharam em queda.

Com informações do Valor Econômico