POLÍTICA


Vorcaro irá ao Senado para depor sobre Banco Master

Empresário prestará esclarecimentos na CPMI do INSS e na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na próxima semana

Foto: Reprodução/YouTube

 

O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, comunicou para aliados que está disposto a prestar esclarecimentos aos parlamentares, nas duas ocasiões em que comparecerá ao Senado Federal na próxima semana. A informação é da jornalista Tainá Falcão, da CNN Brasil.

A defesa do banqueiro avaliava a possibilidade de pedir um habeas corpus para desobrigar a presença dele na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta quarta-feira (18) a antecipação do depoimento de Vorcaro de quinta-feira (26) para segunda-feira (23). Os parlamentares querem que o banqueiro esclareça o envolvimento do Banco Master na fraude de aposentadorias e pensões do INSS.

Com a alteração, Vorcaro falará primeiro à CPMI e, no dia seguinte, na terça-feira (24), prestará esclarecimentos à CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Na CPMI do INSS, os questionamentos devem se concentrar nos contratos de crédito consignado firmados pelo banco com beneficiários da Previdência. Já na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), a discussão tende a ser mais abrangente, incluindo a relação do proprietário do Banco Master com figuras influentes da política nacional.

Até o momento, senadores da CAE realizaram reuniões reservadas com representantes do Banco Central do Brasil, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Polícia Federal e do Supremo Tribunal Federal (STF).