POLÍTICA


Lula quer discutir com Trump retomada da Petrobras na Venezuela, diz site

Encontro em Washington deve tratar de possível reabertura de investimentos no setor petrolífero venezuelano e da crise energética enfrentada por Cuba após sanções dos EUA

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende discutir com o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, a possibilidade de a Petrobras voltar a atuar na exploração e produção de petróleo na Venezuela. O encontro entre os dois está previsto para ocorrer na segunda metade de março, em Washington. As informações são da jornalista Débora Bergamasco, da CNN Brasil.

A Petrobras operava em território venezuelano, porém, acabou deixando o país devido ao colapso econômico e das sanções internacionais impostas ao regime de Nicolás Maduro.

Com a prisão do ditador pelos EUA, o governo brasileiro avalia que pode haver espaço para reabrir diálogo sobre investimentos no setor energético.

Segundo a matéria, o novo governo da Venezuela, liderado por Delcy Rodríguez, sinalizou a Trump que está disposto a conceder influência nas decisões estratégicas sobre exploração e comercialização do petróleo venezuelano.

O presidente dos Estados Unidos, por sua vez, tem incentivado empresários norte-americanos e de outras nacionalidades a avaliarem oportunidades de investimento no setor energético. Nesse cenário, Lula quer sinalizar que a Petrobras poderia fazer parte desse movimento, desde que haja respaldo político e um ambiente regulatório favorável.

A agenda do encontro, entretanto, não se limita à Venezuela. Lula também pretende abordar a grave situação em Cuba, que vem enfrentando uma crise energética e econômica após os Estados Unidos anunciarem a imposição de tarifas a países que forneçam petróleo ao país. A medida contribuiu para agravar os problemas de abastecimento de combustível na ilha e intensificou dificuldades em setores como turismo e serviços essenciais.