CARNAVAL


Turista desaparecido no Carnaval é localizado por reconhecimento facial no Campo Grande

Segundo a polícia, ele se perdeu de um amigo em meio à multidão e ficou desorientado

Foto: Assessoria/PCBA

 

Um turista que havia desaparecido durante o Carnaval de Salvador foi localizado na madrugada da segunda-feira (16), no circuito Osmar, no Campo Grande, após ser identificado pelo sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia.

Segundo a polícia, ele se perdeu de um amigo em meio à multidão e ficou desorientado, sem conseguir retornar ao local onde estava hospedado. Por não conhecer a cidade, teve dificuldades para se deslocar e pedir ajuda. O caso foi registrado na Delegacia de Proteção à Pessoa, que inseriu os dados do homem na plataforma de reconhecimento facial.

Pouco tempo depois, as câmeras instaladas no circuito oficial identificaram o turista. Após a confirmação, ele foi conduzido ao Posto Cuidar da Polícia Civil e conseguiu reencontrar familiares.

Durante a festa, a Delegacia de Proteção à Pessoa também realizou a campanha preventiva ‘Não se perca de mim, não desapareça’, com orientações a pais e responsáveis sobre a proteção de crianças nos circuitos.

A Polícia Civil orienta que, em casos de desaparecimento, um posto policial seja procurado imediatamente. Quando envolve crianças ou adolescentes em situação de risco e o registro ocorre em até 24 horas, pode ser acionado o mecanismo Amber Alert, que amplia a divulgação nas redes sociais e reforça as buscas em um raio de até 160 quilômetros.