CARNAVAL


Mesmo endividados, milhões de brasileiros vão às ruas e mantêm gastos durante o Carnaval

Pesquisa do CNDL e do SPC Brasil indica que 41,4 milhões participam da folia, enquanto a Serasa Experian aponta 81,2 milhões de adultos endividados e quase metade sem definir quanto pretende gastar

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

 

Uma pesquisa realizada pelo CNDL e SPC Brasil revelou que cerca de 41,4 milhões de pessoas devem pular o Carnaval este ano, sendo que 32% desse montante têm contas em atraso, ou seja, três em cada dez pessoas.

Dados do Serasa apontam que 81,2 milhões de brasileiros adultos encerraram 2025 com dívidas, o que representa 49,7% dessa parcela da população.

Entre os foliões que pretendem gastar durante o Carnaval, mesmo com pendências financeiras, 67% estão com o nome negativado, o que pode agravar ainda mais a situação de endividamento das famílias.

A programação dos entrevistados inclui desde encontros mais reservados com amigos e familiares até eventos públicos. Cerca de 41% afirmam que pretendem participar de blocos de rua durante a folia.

Entre os itens mais consumidos no Carnaval, as bebidas não alcoólicas lideram as intenções de compra. Água, sucos e energéticos estão nos planos de 55% dos foliões.

Logo em seguida, aparecem cerveja e chope, citados por 50% dos entrevistados. Já os gastos com comidas e lanches fora de casa são previstos por 48% do público.

Refrigerantes (44%) e produtos para churrasco (43%) também estão entre as principais escolhas de consumo durante o período festivo. No entanto, um dado preocupa especialistas.

Quase metade dos foliões, cerca de 48%, ainda não definiu quanto pretende gastar no Carnaval, o que aumenta o risco de compras por impulso e decisões financeiras sem planejamento.