CARNAVAL


Catadores cadastrados recebem permissão para utilizar chuveiros dos trabalhadores da folia

Até então, entrada no centro de convivência da prefeitura era permitido apenas para ambulantes

Foto: Fernando Peixoto / Secom PMS

 

A Prefeitura de Salvador anunciou neste domingo (15) que os catadores de recicláveis cadastrados para trabalhar no Carnaval também poderão utilizar os centros de convivência nos circuitos da folia.

As estruturas, que estão em funcionamento desde o início da festa, foram montadas pelo município para atender os ambulantes credenciados. São seis unidades, sendo quatro no Circuito Dodô (Barra/Ondina) e duas no Osmar (Campo Grande).

De acordo com o pacto assinado pela prefeitura e por outros entes federativos para promover melhores condições de trabalho no Carnaval, o município tinha como compromisso oferecer os centros de convivência aos ambulantes credenciados.

A oferta desse tipo de estrutura para os catadores de recicláveis, por sua vez, foi uma obrigação assumida pelo governo estadual. No entanto, com o início da folia, detectou-se que o serviço ainda não estava plenamente disponível aos profissionais da reciclagem.

A prefeitura, então, decidiu estender o benefício, contemplando também os catadores, após o diálogo da Procuradoria-Geral do Município (PGMS) com o Ministério Público (MP-BA), o Ministério Público do Trabalho (MPT-BA) e a Defensoria Pública (DPE-BA), que emitiram uma recomendação para que isso ocorresse.

O município acatou ao pedido dos órgãos de controle e, a partir de agora, todos os trabalhadores credenciados junto às cooperativas parceiras do município poderão utilizar as estruturas.