CARNAVAL


Carlinhos Brown defende Claudia Leitte em trio e comenta polêmica religiosa

Declaração ocorreu neste domingo (15), durante desfile no circuito Dodô, em Salvador

Foto: TV Bahia

 

O cantor Carlinhos Brown saiu em defesa de Claudia Leitte neste domingo (15), durante a passagem do bloco Largadinho pelo circuito Dodô (Barra-Ondina), no Carnaval de Salvador. Convidado a subir no trio, Brown pediu que a artista ignorasse as críticas relacionadas à denúncia por suposta intolerância religiosa e racismo religioso registrada contra ela em 2024.

“Claudia Leitte é um fenômeno da música mundial. […] Não ligue para aqueles que ficam dizendo que você não pode falar de Deus no carnaval. Todos os lugares tem que falar de Deus, de Jesus”, afirmou Brown ao público.

A polêmica envolve a alteração da letra da música “Caranguejo”, quando a cantora substituiu o verso “Saudando a rainha Iemanjá” por “Eu canto ao meu Rei Yeshua” durante apresentação no Candyall Guetho Square, em dezembro de 2024. Vídeos da mudança circularam nas redes sociais e motivaram denúncia ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Em dezembro de 2025, o MP-BA ajuizou ação civil pública contra Claudia Leitte, pedindo indenização de R$ 2 milhões por dano moral coletivo. O órgão sustenta que a modificação reiterada da obra, associada à cultura afro-baiana, ultrapassa os limites da liberdade artística e configura discriminação religiosa. A ação também solicita medidas para evitar novas condutas consideradas discriminatórias.

Ainda no trio, Brown reforçou o discurso em defesa da cantora. “Tá amarrado a possibilidade de que você não sabe que o mundo veio não para se confrontar, mas para se unir. Una as pessoas! Respeite os gêneros, respeite o amor, respeite o sexo, respeite a mulher! É isso que é a mensagem do amor de Jesus e é isso que as pessoas não estão entendendo”, declarou. Após a participação, ele cantou com Claudia e deixou o trio.

Confira:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por MundoBA (@sigamundoba)