CARNAVAL


Secretaria de Segurança Pública aponta queda de 35% em roubos e furtos no Carnaval 2026

Governador destaca foco na prevenção, enquanto reconhecimento facial já ajudou a capturar 34 foragidos e retirar mais de 5 mil itens proibidos dos circuitos em Salvador

Foto: Thuane Maria/GOVBA

 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou na manhã deste domingo (15) o balanço da operação Carnaval da Bahia 2026 até o terceiro dia oficial da folia na capital, encerrado nesta madrugada. De acordo com a pasta, neste ano, os crimes contra o patrimônio (roubos e furtos) registaram uma queda de 35% em relação a 2025.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) acompanhou a reunião com autoridades da segurança no Quartel dos Aflitos, e ressaltou que a orientação é priorizar a prevenção.

“Quando usamos tecnologia para identificar pontos críticos e antecipar problemas, estamos prevenindo. Mas, além disso, há a presença efetiva da polícia nos circuitos, ao lado dos trios, nos arredores e em toda a cidade. Isso mostra o nosso compromisso com uma segurança pública de qualidade”, afirmou o gestor do estado.

Também presente na reunião, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), falou sobre a atuação integrada das forças de segurança durante a folia.

“Hoje realizamos a terceira reunião de avaliação da atuação das forças da segurança pública. São mais de 40 órgãos estaduais envolvidos, em ações transversais de diversas secretarias de governo. Os números mostram que estamos construindo um Carnaval da Paz, com inclusão social, geração de renda e movimentação da economia”, disse Geraldo.

Apenas com sistema de reconhecimento facial, a polícia já conseguiu prender 34 foragidos da Justiça durante o Carnaval. Os procurados respondiam por homicídio, tráfico de drogas, roubo, violência contra a mulher e dívida de pensão alimentícia.

Nos portais de abordagem, os policiais já retiraram pouco mais de 5 mil itens proibidos dos circuitos. Em um dos casos, um homem foi preso em flagrante com uma arma de fogo.

As forças de segurança também prenderam cinco criminosos por associação ao tráfico, além de outros presos por furto, vias de fato e resistência.