CARNAVAL


Lula vai a desfile que o homenageia no RJ sob alerta do TSE

Samba-enredo que será levado ao sambódromo da Sapucai é inspirado na trajetória política do petista

Tiago Martins, Carnavalesco da escola, Lula e Wallace Palhares, presidente da Acadêmicos de Niterói – Foto:Reprodução/Instagram/@tiago.martins

 

O presidente Lula (PT) assistirá ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói em sua homenagem neste domingo (15) com aliados divididos e sob alerta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), informa reportagem do jornal Folha de S. Paulo. A agremiação abrirá a primeira noite do Grupo Especial do Rio de Janeiro com samba-enredo inspirado na trajetória política do petista no sambódromo da Sapucaí. Ele estará no camarote da prefeitura para assistir ao desfile.

A apresentação, às 22h, será transmitida ao vivo pela Globo, que exibe os desfiles do Carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Segundo a Folha, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, desfilará em um dos carros alegóricos. Ela será a primeira anfitriã do Palácio da Alvorada a desfilar por uma escola de samba do Rio de Janeiro.

Com o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, a Acadêmicos de Niterói também presta tributo à ex-primeira-dama Marisa Letícia (1950-2017), que será representada pela atriz Juliana Baroni. Marisa desfilou em São Paulo pela Gaviões da Fiel em 2012, com o enredo “Verás que Um Filho Teu Não Foge à Luta – Lula, o Retrato de uma Nação”. Na época, porém, Lula estava fora da Presidência.

A homenagem deste ano tem sido alvo de questionamentos por partidos da oposição, que acionaram a Justiça sob o argumento de propaganda eleitoral antecipada. O TSE rejeitou ações apresentadas para tentar barrar o desfile, mas a ministra Cármen Lúcia alertou para o risco de ilícito.