MUNDO


Obama reage pela primeira vez ao vídeo de conteúdo racista publicado por Trump

Ex-presidente e sua esposa foram retratados como macacos

Foto: Pete Souza/ The White House

 

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reagiu pela primeira vez ao vídeo de conteúdo racista publicado pelo atual presidente dos EUA, Donald Trump.

No vídeo, Obama e sua esposa, Michelle, são retratados como macacos. “É importante reconhecer que a maioria do povo americano considera esse comportamento profundamente perturbador”, disse Barack Obama ao podcast do youtuber Brian Tyler Cohen.

“A verdade é que não parece haver nenhuma vergonha nisso entre as pessoas que acreditavam que era preciso ter um certo decoro, um senso de propriedade e respeito pelo cargo, certo? Isso se perdeu”, continuou Obama.

Na ocasião em que o vídeo foi publicado, há duas semanas, a Casa Branca disse que a publicação foi apagada após ter sido compartilhada “por engano” por um membro da equipe.

“Um funcionário da Casa Branca fez a postagem por engano. Ela já foi removida”, declarou um porta-voz do governo à agência AFP.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, chegou a minimizar as críticas após a repercussão negativa. “Trata-se de um meme da internet que retrata o presidente Trump como o Rei da Selva e os democratas como personagens de O Rei Leão”, afirmou. “Por favor, parem com a indignação falsa e relatem algo que realmente importe para o público americano.”

Sobre o vídeo

O vídeo de 62 segundos apresentava teoria sobre anomalias na eleição presidencial de 2020 e, já no final, ao som de “The Lion Sleeps Tonight”, a cena dos macacos foi inserida.

Nas imagens, diversos democratas aparecem, entre eles a ex-secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, o ex-presidente Joseph R. Biden Jr., e a ex-vice-presidente Kamala Harris. Eles foram representados como zebras, girafas e outros animais, enquanto Trump aparecia como um leão. Os Obama, por outro lado, foram representados por macacos se curvando diante de Trump.