CARNAVAL


Geraldo acompanha saída do Ilê Aiyê neste sábado de Carnaval

“O Ilê é patrimônio vivo do nosso estado, é resistência, é educação, é transformação social”, disse o vice-governador da Bahia

Foto: Vice-Governadoria/assessoria

 

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, coordenador do Carnaval 2026, participou neste sábado (14) da tradicional saída do Ilê Aiyê, no Curuzu. O momento marcou mais uma demonstração da força simbólica e cultural do bloco afro mais antigo do Brasil, referência de resistência, identidade e afirmação da cultura negra no Carnaval da Bahia.

A cerimônia teve início na Senzala do Barro Preto, com o ritual tradicional no Terreiro Ilê Axé Jitolú (Casa de Mãe Hilda), reunindo comunidade, integrantes, secretários de estado, parlamentares e lideranças. Durante o cortejo pela Ladeira do Curuzu, Geraldinho destacou a importância histórica do Ilê e o papel do Estado no fortalecimento das manifestações culturais afro-brasileiras.

“Estar aqui na saída do Ilê Aiyê é reafirmar nosso compromisso com a cultura, com a ancestralidade e com o povo negro da Bahia. O Ilê é patrimônio vivo do nosso estado, é resistência, é educação, é transformação social. O Governo do Estado tem orgulho de apoiar essa história”, afirmou o vice-governador.

A presença do vice-governador reforçou o reconhecimento institucional à trajetória do bloco, que desde 1975 transforma o Curuzu em território de celebração e consciência. O apoio do Governo do Estado, por meio do Edital Ouro Negro, garante estrutura e condições para que os blocos afro sigam fortalecendo suas tradições e ampliando seu alcance cultural e social.

Com o tema de 2026 voltado à resistência dos povos afro e indígenas, o Ilê Aiyê levou para o circuito não apenas música e beleza, mas também uma mensagem de valorização da identidade brasileira a partir de suas matrizes ancestrais.