CARNAVAL


Secretaria de Saúde aumenta em 120% testagem no Carnaval de Salvador

Pasta da saúde registrou 38 casos de sífilis nos dois primeiros dias de carnaval

Divulgação/ Ascom SMS

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem postos espalhados pelos circuitos do Carnaval de Salvador que prestam atendimentos diversos incluindo testagem para detectar doenças sexualmente transmissíveis. Segundo a pasta, houve um aumento de 120% de aumento nas testagens em comparação com 2025, passando de 484 para 1.068, enquanto a quantidade de pessoas testadas saltou de 121 para 267.

Os casos de sífilis passaram de 28 para 38, acompanhando o aumento do número de pessoas testadas. Os diagnósticos positivos para HIV tiveram um crescimento leve, de 3 para 4 casos. Já os casos de hepatite C reduziram de 3 para 1. Não houve registro de casos positivos para hepatite B nos dois anos analisados. No total, os resultados positivos passaram de 34 para 43, refletindo maior capacidade de identificação de pessoas com diagnóstico positivo e início oportuno do cuidado.

O crescimento do número de usuários e de testagens está diretamente relacionado à ampliação do ‘Rolê da Prevenção’, ação da SMS, realizada em parceria com a ONG Motirô-BA e o UNAIDS, com foco na ampliação do acesso à testagem e às estratégias de prevenção combinada ao HIV e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante o Carnaval.

A iniciativa prioriza a população negra, jovem, população LGBTQIA+, trabalhadores informais do carnaval e pessoas em situação de rua, públicos que enfrentam maiores barreiras de acesso aos serviços de prevenção ao longo do ano. Em 2026, a ação conta com 30 mobilizadores atuando diretamente nos circuitos da festa.

O cuidado ofertado vai além do diagnóstico: em casos positivos para sífilis, o usuário já pode iniciar o tratamento imediatamente, com aplicação de penicilina no próprio serviço. Para HIV e hepatites, os usuários saem com encaminhamento garantido e consulta agendada na rede municipal de saúde para início do tratamento e acompanhamento.