POLÍTICA


Janja na Sapucaí preocupa aliados de Lula, que temem impactos eleitorais

Ministros e chefes de estatais não estarão no Carnaval do Rio, Lula ficará em camarote e apenas primeira-dama desfilará com escola de samba

Foto: Reprodução/Instagram

 

A presença da primeira-dama Janja no desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageará o presidente Lula (PT) no seu samba-enredo, preocupa aliados do governo, segundo a colunista Carla Araújo, do portal UOL.

Janja tem histórico de falas polêmicas e os aliados de Lula temem impactos eleitorais caso a primeira-dama cometa alguma gafe. A Advocacia-Geral da União (AGU), que ainda é comandada por Jorge Messias, orientou que ministros e presidentes de estatais não estejam no desfile do Carnaval do Rio de Janeiro. A precaução é para que o desfile não seja interpretado como propaganda eleitoral antecipada.

Lula acompanhará o desfile de um camarote. Janja é a única pessoa do entorno de Lula que irá desfilar. Apesar de não ter cargo no governo, a primeira-dama mobilizará o aparato de segurança da Presidência da República, além dos gastos relacionados a viagens. As despesas poderiam se tornar assunto entre oposicionistas, temem os aliados de Lula.