POLÍTICA


Ministro André Mendonça assume relatoria do caso Banco Master

Novo relator foi escolhido após saída do ministro Dias Toffoli

Carlos Moura/SCO/STF

 

O ministro André Mendonça foi sorteado na noite desta quinta-feira (12) para ser o novo relator do processo que envolve o Banco Master após a saída de Dias Toffoli que ocorreu ao final de uma reunião de mais de 3 horas entre os integrante do Supremo Tribunal Federal (STF).

A escolha do ministro foi feita de forma eletrônica após o ministro Edson Fachin convocar uma reunião onde trouxe informações da Polícia Federal de menções a Toffoli encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que é investigado por fraudes na venda de ações no valor de R$ 12 bilhões ao Banco de Brasília (BRB).

A partir de agora, os próximos passos da investigação serão comandados por Mendonça, que também é relator do inquérito que trata dos descontos indevidos de mensalidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em nota oficial, os membros do STF demonstraram apoio a Toffoli e afirmaram que não há motivos para suspeição ou impedimento do ministro.

“[Os ministros] Expressam, neste ato, apoio pessoal ao Exmo. Min. Dias Toffoli, respeitando a dignidade de Sua Excelência, bem como a inexistência de suspeição ou de impedimento. Anote-se que Sua Excelência atendeu a todos os pedidos formulados pela Polícia Federal e Procuradoria Geral da República”, informou o STF.