BAHIA


Seis cidades baianas aderem a plano para fortalecer políticas voltadas à primeira infância

Iniciativa prevê ações integradas para crianças de 0 a 6 anos, com criação de comitês intersetoriais e acompanhamento por quatro anos

Foto: Assessoria/Avante

 

Seis cidades da Bahia aderiram ao Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), que tem como objetivo fortalecer políticas públicas integradas para crianças de 0 a 6 anos.

Os municípios de São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Camaçari, Araçás, Alagoinhas e Entre Rios integraram ao projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), iniciativa realizada pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa terá duração de quatro anos.

“Ao se comprometer em elaborar o PMPI, esses municípios dão o primeiro passo para fortalecer uma política pública importante para a garantia do desenvolvimento integral das crianças, englobando elementos de todas as áreas e serviços do município, como: Saúde, Educação, Assistência, Cultura, Esporte e Lazer. Por isso, ele deve ser construído a partir das demandas e problemas que as crianças e suas famílias enfrentam no município, considerando a escuta qualificada desses sujeitos”, afirma a Avante por meio de nota.

Além das cidades baianas, o PIC estabeleceu parceria com outros 14 municípios, em cinco estados brasileiros, que fizeram parte da 1ª edição do Projeto (2021 a 2023). A iniciativa reúne 21 municípios ao redor do Brasil .

Para realizar o monitoramento da PMPI, será criado em cada cidade o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância (CIPPPI), formado por representantes do município, agentes públicos e sociedade civil, com apoio da Avante na elaboração do PMPI.