CARNAVAL


Carnaval de Salvador terá chuvas passageiras e momentos de sol, aponta Codesal

Previsão indica pancadas fracas a moderadas ao longo da festa, sem risco para foliões

Foto: Gilberto Júnior / Secom PMS

 

O Carnaval de Salvador deve ser marcado por chuvas esparsas intercaladas com períodos de sol, segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec). A previsão aponta pancadas de intensidade fraca a moderada, influenciadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e pelos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico.

Ao longo dos dias de folia, o tempo deve apresentar variação de nebulosidade e ventos moderados, com velocidade média em torno de 28 km/h.

“A nossa Central fez uma previsão de chuvas esparsas no período da festa, mas também com momentos de sol. O VCAN gera uma instabilidade nas nuvens, provocando as chuvas esparsas. Mas não são chuvas que gerem risco para o folião, alagamentos ou deslizamento de terra. É aquela chuva passageira, que dá um conforto térmico, para que o folião possa curtir o Carnaval”, afirma o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Adriano Silveira.

Durante o Carnaval, equipes da Codesal estarão distribuídas nos circuitos oficiais e também nos bairros da capital para atender eventuais ocorrências. O órgão atuará em regime de plantão, com engenheiros, técnicos e arquitetos de prontidão. As solicitações podem ser feitas pelo telefone 199.

Previsão dia a dia

Na quinta-feira (12), o tempo terá variação de nebulosidade, com aberturas de sol. São esperadas pancadas de chuva entre a manhã e a tarde, com redução da probabilidade à noite.

Na sexta (13), o cenário se mantém, com maior chance de chuva pela manhã. À tarde e à noite, a tendência é de diminuição das precipitações.

No sábado (14), há previsão de pancadas principalmente pela manhã. Ao longo do dia, o sol pode aparecer entre nuvens, com poucas chances de chuva nos demais períodos.

No domingo (15), a chuva deve ocorrer entre a madrugada e a manhã. À tarde e à noite, a probabilidade é menor.

Na segunda-feira (16), a previsão repete o padrão: pancadas na madrugada e pela manhã, com redução no restante do dia.

Na terça (17), o tempo deve ter aberturas de sol e baixa chance de chuva.

Já na quarta-feira (18), a tendência é de tempo firme, com pouca nebulosidade e baixa probabilidade de precipitações.

Entre os dias 14 e 19, também estão previstas maiores amplitudes de maré, o que exige atenção redobrada dos banhistas.