ECONOMIA


Produção industrial da Bahia cresce apenas 0,3% em 2025, aponta IBGE

Indústria baiana recua em dezembro e fecha ano com avanço modesto, segundo a Pesquisa Industrial Mensal

Foto: Polo Petroquímico de Camaçari/Assessoria

 

A produção industrial da Bahia registrou crescimento de apenas 0,3% em 2025 na comparação com o ano anterior, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado reflete um desempenho fraco do setor ao longo do ano.

Em dezembro de 2025, a produção industrial baiana, já ajustada sazonalmente, caiu 10,1% em relação a novembro, quando havia registrado alta de 0,9%. Na comparação com dezembro de 2024, a queda foi de 9,2%.

No acumulado de janeiro a dezembro, apenas quatro das 11 atividades pesquisadas apresentaram crescimento. O principal destaque positivo foi o segmento de derivados de petróleo, com alta de 5,1%, impulsionado pelo aumento na produção de gasolina e óleos combustíveis. Também cresceram os setores de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (11,5%), produtos de minerais não metálicos (5,5%) e celulose, papel e produtos de papel (1,0%).

Por outro lado, o setor de produtos químicos exerceu a principal influência negativa no período, com queda de 8,2%, especialmente pela menor fabricação de álcoois graxos e outros produtos químicos. Também apresentaram recuo os segmentos de couro, artigos para viagem e calçados (-12,3%), bebidas (-3,9%), produtos de borracha e material plástico (-1,7%), metalurgia (-1,4%), produtos alimentícios (-0,9%) e indústrias extrativas (-0,5%).

No quarto trimestre de 2025, a indústria baiana teve retração de 2,0% na comparação com o mesmo período de 2024, após alta de 1,8% no terceiro trimestre. Os principais recuos ocorreram em refino de petróleo, produtos químicos e máquinas e equipamentos elétricos. Já os avanços ficaram por conta dos setores de produtos alimentícios e produtos de borracha e material plástico.