POLÍTICA


Motta defende supersalários para servidores da Câmara por ‘justiça’

Presidente da Casa diz que Lula sancionou reajuste para o Judiciário no ano passado

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu o reajuste salarial e a reestruturação das carreiras dos servidores do Legislativo aprovados na semana passada e reagiu de forma crítica à possibilidade de veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto. As informações são do jornal O Globo.

A declaração foi feita durante participação no BTG CEO Conference, em São Paulo, nesta terça-feira. Motta lembrou que, no ano passado, Lula sancionou o reajuste dos servidores do Judiciário e que, em dezembro, o Congresso aprovou aumento para os servidores do Tribunal de Contas da União (TCU), texto que ainda aguarda sanção ou veto do Executivo.

Motta negou que a proposta represente um “trem da alegria” e disse que o pagamento de valores acima do teto constitucional atingirá um número restrito de servidores.

O parlamentar também mencionou que a Câmara aprovou recentemente projetos de interesse do Planalto que criaram cargos em institutos federais e para médicos veterinários. Segundo ele, a medida busca evitar disparidades entre as carreiras do serviço público.

“Para não haver uma disparidade nas carreiras e também por justiça, assim como aprovamos o reajuste dos servidores do Judiciário, também precisávamos tratar do reajuste dos servidores da Câmara, usando o mesmo parâmetro sancionado pelo presidente, em torno de 8%”, afirmou, de acordo com O Globbo.

Pelo texto aprovado, servidores que exerçam função relevante singular e acumulem atividades terão direito a uma licença compensatória de um dia a cada três dias de exercício, que poderá ser convertida em remuneração.