POLÍTICA


Senador quer que Galípolo explique em CPI reunião de Lula com Vorcaro

Eduardo Girão pede que Gabriel Galípolo vá à CPI do Crime Organizado para explicar reunião que ele e Lula tiveram com Daniel Vorcaro

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

 

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) pretende convidar o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para explicar, na CPI do Crime Organizado, a reunião teve com Lula e o banqueiro Daniel Vorcaro fora da agenda oficial. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

O parlamentar também quer ouvir na comissão parlamentar de inquérito o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Ambos também teriam participado do encontro com Vorcaro.

Segundo o senador, Galípolo tem de explicar sua presença na reunião, uma vez que havia indícios de irregularidades no Banco Master, controlado por Vorcaro, na época do encontro.

Girão argumenta que a presença do presidente do Banco Central na reunião “suscita questionamentos legítimos quanto à finalidade institucional da reunião”.

“É imprescindível que esta Comissão tenha pleno esclarecimento acerca das razões que motivaram a participação do Sr. Gabriel Galípolo no referido encontro, da natureza das informações eventualmente discutidas, da inexistência ou não de pedidos, pressões ou tratativas relacionadas a procedimentos regulatórios, bem como das providências adotadas posteriormente no âmbito da autoridade monetária”, diz o senador nos requerimentos.

No caso de Rui Costa, Girão pede que o ministro compareça à CPI para explicar “se houve avaliação prévia de riscos administrativos e políticos” de levar Vorcaro para conversar, fora da agenda, com Lula.