CARNAVAL


Bruno Reis destaca apoio aos ambulantes no Carnaval de Salvador com 7 mil refeições diárias e transporte gratuitos

Prefeito detalhou ações de alimentação, segurança e logística para trabalhadores informais durante o pré-Carnaval e a folia oficial em Salvador

Foto: Betto Jr./Secom//Prefeitura Salvador

 

Com o início das festividades do pré-Carnaval, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) detalhou o esquema de assistência aos trabalhadores informais para a folia de 2026. Segundo ele, o plano foca em segurança alimentar, logística de descanso e proteção de mercadorias.

A principal novidade para este ano é a implementação de restaurantes populares exclusivos. A expectativa da gestão municipal é que o volume de atendimento supra as necessidades básicas de quem trabalha longas jornadas nos circuitos.

“O ambulante terá a refeição gratuita. Nós vamos distribuir, por dia, mais de 7 mil refeições, porque é uma para o ambulante e outra para um acompanhante”, afirmou o prefeito Bruno durante o Furdunço neste sábado (7).

Na parte logística, a novidade é a tentativa de evitar que o ambulante durma na rua para vigiar seus produtos. Para isso, a gestão municipal passou a disponibilizar cadeados para os isopores e vigilância das mercadorias após o expediente, além de oferecer transporte gratuito para o retorno dos trabalhadores às suas casas.

“Isso permite que ele guarde as mercadorias quando encerra o trabalho, possa ir para casa descansar, porque as equipes da Prefeitura estarão garantindo a segurança”, disse Bruno.

O suporte inclui ainda o espaço “Bora Ambulante”, com infraestrutura para banho, descanso e recarga de celulares.

Diferente de edições anteriores, o ordenamento dos licenciados foi iniciado antes da abertura oficial da folia, na quinta-feira (12).O objetivo é reduzir gargalos logísticos e conflitos de espaço nos dias de maior fluxo de turistas e moradores.