POLÍTICA


Deputada aciona PGR e Ministério da Justiça contra o X por vídeos de estupro e abuso sexual

Talíria Petrone é a autora da denúncia

Foto: Câmara dos Deputados

 

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) acionou a Procuradoria-Geral da República e o Ministério da Justiça nesta quinta-feira (5) com uma denúncia contra a plataforma X, de Elon Musk, por permitir a circulação de vídeos que simulam cenas de estupro e abuso sexual, apesar da política de segurança anunciada pela empresa. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Conforme citado na denúncia, um levantamento da Folha de S.Paulo mostra que mais de 20 vídeos desse tipo foram encontrados na plataforma em apenas uma semana.

O jornal também identificou cerca de 300 postagens que mencionavam, sem moderação, o termo “parafilia predatória”, associado à atração sexual por situações em que a vítima está incapaz de consentir. Em 20% dos casos, havia imagens vinculadas às publicações.

A parlamentar cita ainda episódios envolvendo o Grok, ferramenta de inteligência artificial do X, que passou a gerar conteúdos pornográficos com mulheres e menores de idade a partir de fotos de pessoas reais, a pedido de abusadores.

Diante das críticas, a plataforma se resume a dizer que investigações e questionamentos configurariam ataques à liberdade de expressão.