CARNAVAL


Coordenador do Carnaval, Geraldo Jr. diz que integração das polícias é compromisso com segurança de foliões

Declaração foi feita durante lançamento da operação montada para a festa momesca

Foto: Carlos Alberto/Assessoria Geraldo Jr.

 

O vice-governador da Bahia e coordenador do Carnaval 2026, Geraldo Júnior (MDB), afirmou nesta sexta-feira (6) que a integração entre as forças de segurança é um dos principais compromissos do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para garantir a segurança durante a festa.

A declaração foi feita na manhã desta sexta-feira (6), no Centro Administrativo da Bahia, no lançamento do planejamento da festa na capital, na região metropolitana e no interior do estado.

“O Carnaval da Bahia começa muito antes da festa. Ele começa no cuidado com as pessoas, no planejamento e na presença do Estado. Essa operação mostra o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com a segurança, a organização e o acolhimento de baianos e turistas”, afirmou o vice-governador.

Durante o evento, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, informou que a operação terá um efetivo policial em 150 cidades, com 37 mil agentes mobilizados, além de peritos e bombeiros. Ao todo, serão 1.892 estruturas operacionais e 53 portais de abordagem implantados para reforçar o controle de acesso e a prevenção nos circuitos.

Segundo Werner, foram investidos R$ 110 milhões somente na área de segurança.

De acordo com o secretário, os locais onde a festa acontece terão 5 mil câmeras de monitoramento, 1.346 delas com reconhecimento facial, bem como 66 drones, plataformas elevadas de observação e o funcionamento permanente do Centro Integrado de Comando e Controle — espaço que reúne cerca de 50 órgãos estaduais, federais e municipais, além de concessionárias de serviços.

Na capital, serão 22.500 profissionais de segurança, 1.128 estruturas, 2.347 câmeras, sendo 642 com reconhecimento facial, além dos portais de abordagem distribuídos nos principais circuitos da festa.

Também fazem parte da estratégia ações de inteligência e proteção social, como a ativação do Disque Denúncia 181, Defensoria Pública e Ouvidoria Itinerante.