ECONOMIA


TCU conclui inspeção sobre liquidação do Banco Master

Área técnica prepara relatório para o relator Jhonatan de Jesus, que deve levar o caso ao plenário nas próximas semanas

Foto: Divulgação

 

Os auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) terminaram a etapa de inspeção dos documentos enviados pelo Banco Central (BC) sobre a liquidação extrajudicial do Banco Master.

Agora, o setor técnico do TCU irá produzir um relatório que deve ser entregue na próxima semana ao gabinete do ministro Jhonatan de Jesus, relator do processo.

Segundo a CNN Brasil, a expectativa no tribunal é que, após a análise, o relator apresente seu voto ao plenário em um prazo de até 40 dias.

A AudBancos foi responsável por conduzir todo o processo de inspeção. Desde janeiro a unidade analisa os fundamentos que levaram o Banco Central a decretar a liquidação do banco controlado pelo empresário Daniel Vorcaro. Eles buscavam entender a deterioração da liquidez da instituição, que passou a acender alertas ao longo de 2024, já sob a presidência de Gabriel Galípolo no BC.

Os auditores também buscaram identificar eventuais sinais de risco ainda antes de 2019, quando o Banco Central era comandado por Roberto Campos Neto. Eles procuravam recursos que podem ter sido captados com taxas acima das praticadas no mercado e possíveis alertas internos sobre o modelo de negócios do Master.

O relator havia solicitado a criação de um linha do tempo cronológica, que permita avaliar os procedimentos de governança adotados pelo BC e se houve, ao longo do processo, a consideração de alternativas menos gravosas ao sistema financeiro antes da liquidação extrajudicial.