MUNDO


Trump diz que líderes latino-americanos são ‘espertos’ por enviar ‘gente ruim’ aos EUA

Declaração foi feita durante encontro com líderes religiosos em Washington e gerou repercussão internacional

Foto: Reprodução/The White House

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (5) que líderes da América Latina seriam “espertos” por enviarem “gente ruim” ao país. A declaração foi feita durante um café da manhã com lideranças religiosas em Washington e reacendeu críticas à retórica do republicano sobre imigração.

Durante o discurso, Trump voltou a associar a imigração latino-americana à criminalidade e afirmou que, durante a campanha eleitoral de 2024, costumava dizer que criminosos vindos da região faziam os bandidos americanos “parecerem bebês”.

Na plateia, estava o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, a quem Trump voltou a elogiar por aceitar detentos considerados perigosos em presídios de segurança máxima no país. Em tom de brincadeira, o presidente americano sugeriu que os países da região enviariam apenas “pessoas ruins” aos Estados Unidos.

“Eles são astutos, espertos. Quando você lidera alguns desses países, na América do Sul, na América Latina, precisa ser esperto. Eles cuidam de sua gente boa, só nos mandam a gente ruim”, disse o republicano.

Trump também fez um balanço do primeiro ano de seu governo, citando ações ligadas à pauta religiosa e anunciando um dia nacional de oração, além de afirmar que a política de deportações e saídas voluntárias já teria retirado cerca de 2,5 milhões de imigrantes do país.