POLÍTICA


Lula marca reunião com Hugo Motta para a próxima semana sobre fim da escala 6×1

Segundo colunista, presidente quer votação ainda no primeiro semestre e aposta na proposta como trunfo eleitoral

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alinhou com o líder da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), uma reunião na semana que vem para discutir a proposta de fim da escala 6×1. A informação é do blog de Gustavo Uribe, da CNN Brasil.

O encontro também terá a presença de Gleisi Hofffmann, ministra de Relações Institucionais, e de Guilherme Boulos, ministro da Secretaria-Geral.

Durante um juntar com líderes da Câmara na quarta-feira (4), Lula fez questão de ressaltar que o ideal é a adesão a uma escala de, no máximo, 5×2. O projeto original propunha um regime de trabalho de 4×3.

O texto inclui ainda redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a possibilidade de diminuição progressiva para 36 horas. O setor produtivo é contra.

Motta se mostrou a favor da ideia e disse a Lula que há apoio político para a aprovação da iniciativa ainda no primeiro semestre deste ano, antes do processo eleitoral.

A ideia do presidente da Casa é que o projeto tramite na última semana de fevereiro. O relator deve ser um nome de centro, para tentar diminuir a resistência junto à direita.

Lula planeja usar o fim da escala 6×1 como um de seus grandes trunfos para as eleições de outubro.