POLÍTICA


Kassab cobra autonomia de Tarcísio em relação a Bolsonaro

Presidente do PSD diz que gratidão política é legítima, mas não pode se confundir com submissão ao ex-presidente

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

 

O secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), afirmou nesta quinta-feira (29) que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) precisa deixar clara a diferença entre gratidão política e submissão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi feita durante entrevista ao UOL News.

Segundo Kassab, Tarcísio tem adotado uma postura de respeito e reconhecimento ao ex-presidente, a quem classificou como “um grande líder”, mas precisa avançar na construção de uma identidade própria. “Uma coisa é gratidão, reconhecimento, lealdade; outra coisa é submissão”, afirmou.

Na avaliação do dirigente do PSD, os gestos de reconhecimento a Bolsonaro são importantes e demonstram caráter, mas não substituem a necessidade de afirmação de autonomia política. Para Kassab, o governador de São Paulo reúne atributos que o colocam como liderança nacional e, por isso, precisa mostrar posicionamento próprio no cenário político.

As declarações ocorrem após Tarcísio desistir de disputar a Presidência da República neste ano, após Jair Bolsonaro indicar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como possível sucessor. Com a mudança de cenário, o PSD passou a trabalhar com nomes como Eduardo Leite, Ronaldo Caiado e Ratinho Jr. como possíveis candidatos ao Planalto.