ECONOMIA


Haddad diz que deixará Ministério da Fazenda em fevereiro

Segundo ele, a decisão já foi comunicada ao presidente Lula (PT); Dario Durigan é cotado para assumir a pasta

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (29) que deixará a pasta em fevereiro. Segundo ele, a decisão já foi comunicada ao presidente Lula (PT), embora ainda não haja uma data definida.

“Ele [Lula] está informado de que eu devo deixar o governo no mês de fevereiro”, declarou em entrevista ao programa Acorda, Metrópoles.

Haddad disse que a escolha do sucessor caberá exclusivamente ao presidente e evitou antecipar nomes. Questionado sobre a possibilidade de o atual secretário-executivo, Dario Durigan, assumir o comando da pasta, afirmou: “O que posso assegurar é que ele tem muito apreço pela equipe do Ministério da Fazenda. Conhece todos e sabe que cada secretário entregou uma agenda importante para o Brasil”.

Durigan é apontado como o principal cotado para substituir Haddad. Secretário-executivo desde 2023, ele assumiu o posto após a ida de Gabriel Galípolo para a diretoria do Banco Central e já comandou interinamente o ministério durante as férias de Haddad, entre 22 de dezembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026.