SALVADOR


Chuva em Salvador deve diminuir a partir desta quinta-feira (29)

Segundo informações da Codesal, na quinta diminui, e na sexta-feira (30) pode ter pancadas de chuvas rápidas.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

 

A chuva que atinge Salvador nesta quarta-feira (28) deve diminuir a partir de quinta (29) devido à atuação de uma massa de ar quente e seca, segundo a previsão do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Já na sexta (30), são esperadas pancadas de chuva rápidas, principalmente no período da manhã, com aberturas de sol ao longo do dia, conforme a Defesa Civil de Salvador (Codesal). Para o fim de semana, o tempo deve permanecer estável, com baixa probabilidade de chuva.

A chuva das últimas horas está associada à atuação de um ‘cavado’, fenômeno atmosférico de baixa pressão caracterizado por ondulações nos ventos, que favorecem a ocorrência de precipitações intensas, especialmente nas áreas próximas à costa.

Maiores acumulados

Os maiores volumes de chuva registrados na capital baiana até as 14h30 desta quarta foram em Bom Jesus dos Passos (60,6 mm), São Tomé de Paripe (58,2 mm), Patamares (52,6 mm), Base Naval de Aratu (50,2 mm), Ilha dos Frades (48,0 mm), Paripe–Tubarão (44,8 mm), Paripe (42,4 mm), Piatã (41,4 mm), Dom Avelar (40,6 mm) e Boa Vista de São Caetano (38,6 mm).

Plantão

A Codesal mantém plantão 24 horas e atende às solicitações da população pelo telefone gratuito 199. O órgão também emite alertas preventivos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem para 40199 informando o número do seu CEP. O serviço é gratuito. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins