ECONOMIA


Vendas de veículos elétricos e híbridos na Bahia batem novo recorde em 2025 com alta de 70%

Do total, 50,4% foram vendidos na capital e 49,6% no interior do estado

Foto: Divulgação

 

Os veículos eletrificados, sejam eles elétricos ou híbridos, bateram recorde de vendas na Bahia e somaram 10.434 unidades no ano de 2025. O crescimento foi de 70,8% em relação ao ano anterior (6.109), segundo os dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Do total, 50,4% foram vendidos para consumidores da capital e 49,6% para consumidores do interior do estado.

As concessionárias estimam que as vendas continuarão em ascensão nos próximos anos. Entre as marcas que contribuíram para a expansão, está a GWM, marca chinesa que é distribuída na Bahia pela GWM Morena.

“Os números ficaram acima das expectativas em 2025, e mostram que os veículos elétricos e híbridos chegaram para ficar. Nossa expectativa é continuar crescendo, e isto é ratificado pelo retorno positivo que temos recebido dos nossos clientes”, afirmou Modezil Cerqueira, presidente do Grupo MC, uma holding proprietária da rede GWM Morena.

O destaque da GWM continua sendo o SUV Haval H6, que é líder de vendas entre todos os veículos híbridos no Brasil. O Ora 03 é o destaque entre os elétricos.

“O nosso desempenho vem sendo sustentado por uma estratégia focada em tecnologia e fortalecimento do pós-venda”, citou Mário Sérgio Callegaro, diretor da GWM Morena. Ele destacou ainda a ampliação do portfólio, com a chegada do off-road híbrido Tank 300; do SUV Haval H9, de sete lugares; da picape Poer P30; e do luxuoso Wey 07, com seis lugares.

O crescimento das vendas dos eletrificados na Bahia ficou bem acima da média nacional, que registrou alta de 26% em relação ao ano anterior. Em todo o país, segundo a ABVE, 285 mil novas unidades foram comercializadas, passando de 10% de todas as vendas de veículos. Entre os consumidores baianos que adquiriram veículos eletrificados, 61% optaram pelos híbridos e 39% pelos 100% elétricos.

Interior

Chama a atenção o crescimento das vendas dos veículos elétricos e híbridos para consumidores do interior baiano, cuja participação cresceu de 40% para 49,6%. Fora da região metropolitana de Salvador, Feira de Santana segue na liderança. Na cidade, as vendas dos eletrificados cresceram 69%, totalizando 900 unidades. Em Vitória da Conquistas, o aumento chegou a 215%.