ELEIÇÕES


Oposição baiana se reúne e avança em articulações para a chapa de 2026

Encontro contou com ACM Neto, João Roma e outras lideranças

Foto: Reprodução/Instagram/@joaoleaooficial

 

O grupo da oposição da Bahia se reuniu neste final de semana a fim de realizar alinhamentos para a chapa das eleições de 2026. No encontro, estiveram presentes figuras como o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto (União Brasil), o presidente do PL na Bahia, João Roma, e da sua esposa e deputada federal, Roberta Roma (PL).

Em uma postagem no Instagram, o deputado federal João Leão (PP) divulgou uma foto do encontro entre lideranças. De acordo com o post, também marcaram presença no dialogo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o ex-governador da Bahia, Paulo Souto, o deputado federal José Rocha (União Brasil-BA), além do ex-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (DC).

Segundo a publicação de João Leão, o encontro entre as lideranças teve como objetivo debater o Brasil e a Bahia.

Durante a Lavagem do Bonfim, no dia 15 de janeiro, ACM Neto disse que a chapa do grupo de oposição será anunciada em março. Ele comentou que, diferente do que foi em 2022, a sua aliança política está “alinhada”.

“Temos algumas hipóteses, mas a chapa, a gente só vai anunciar em março. Até porque eu não vou resolver o problema dos meus adversários, deixa eles baterem cabeça, se desentenderem, terem problema. A gente está muito tranquilo, nosso grupo está unido, nosso campo político alinhado, diferente da eleição passada […] Eu não sei se vai ser o Coronel, se vai ser o MDB, eu não sei quem vai ser”, afirmou o ex-prefeito da capital baiana.

Já na última sexta-feira (23), João Roma afirmou que deve disputar uma vaga ao Senado na chapa de ACM Neto.

“Conversei isso inclusive com o nosso pré-candidato a presidente Flávio Bolsonaro e ele me assegurou que nada muda na Bahia. Nós temos com clareza um objetivo que nós precisamos encerrar esse ciclo de 20 anos do PT, onde o PT faz bonitas propagandas, mas não entrega o que promete, não tem melhorado a vida do povo baiano. Então, dentro dessa perspectiva, o mais natural seria isso. Ainda não houve a finalização dessas interlocuções, mas a tendência, naturalmente, é essa, que seja ACM Neto candidato a governador e que eu dispute uma das vagas do Senado”, afirmou Roma em entrevista durante missa de sétimo dia em memória do deputado estadual Alan Sanches.