SALVADOR


Operação Verão suspende 30 mil produtos impróprios para consumo em Salvador

Além disso, foram tirados de circulação cerca de 5 mil litros de bebidas e quase 24 mil alimentos sólidos impróprios para venda

Foto: Assessoria / Codecon

 

A Operação Verão apreendeu 30 mil produtos impróprios para consumo em Salvador. A iniciativa, que vem sendo realizada desde o último dia 5, pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), tem objetivo de proteger os consumidores contra a venda de alimentos impróprios para consumo em estabelecimentos. Durante a ação, mais de 60 locais estavam operando de forma irregular.

O período das fiscalizações acompanha o momento de maior movimentação turística na capital baiana. Os agentes procuram por irregularidades de funcionamento em hotéis, restaurantes, padarias e supermercados. Ao todo, a operação teve 109 infrações identificadas em locais como lanchonetes, delicatessens, quiosques e lojas de conveniência.

Grande parte das irregularidades concentra mercadorias vencidas, falta de higiene e acondicionamento inadequado. Entre os casos também houve registro de ausência de informações sobre validade dos produtos, com prazos vencidos e falta do Código de Defesa do Consumidor, que deve ser exposto em locais de fácil identificação para consulta dos clientes.

Segundo Marcelo Carvalho, diretor da Codecon, as inspeções seguem acontecendo. “Nosso compromisso é proteger o consumidor e garantir que os estabelecimentos cumpram as normas. As fiscalizações continuam ao longo do verão e durante todo o ano, sempre com foco na prevenção de riscos à saúde e no respeito aos direitos do cidadão”, afirmou.

A Codecon orienta que os consumidores registrem denúncias e, em caso de dúvidas, busquem orientações junto ao órgão.