ELEIÇÕES


Alckmin descarta disputar governo ou Senado e indica permanência como vice de Lula

Segundo a CNN Brasil, em conversa com aliados, o vice-presidente afirmou que pretende seguir no cargo ao lado de Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

Durante uma conversa com aliados, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), descartou a possibilidade de concorrer ao governo de São Paulo ou ao Senado e afirmou que pretende continuar no cargo ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são da CNN Brasil.

De acordo com o portal, Alckmin disse que seu futuro é ficar na vice ou “capinar em Pinda”, fazendo referência à sua cidade de origem, Pindamonhangaba, em São Paulo, onde foi vereador e prefeito nos anos 1970. A família do vice-presidente tem sítio no município, onde ele gosta de visitar.

Na ótica do Partido dos Trabalhadores, a vaga de vice na chapa de Lula pode ser negociada a outros aliados que possam ajudar em uma composição nacional, como o MDB.

A sigla se preocupa com o desempenho de Lula em São Paulo, principalmente após o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmar que será candidato à reeleição no estado. Por isso, o Planalto avalia que ter Alckmin na eleição em São Paulo seria uma boa estratégia.

Mesmo com esse cenário, ministros e a cúpula petista entendem que a decisão final será tomada por Alckmin.