ENTRETENIMENTO


‘O Agente Secreto’ é indicado ao Oscar de melhor filme, e Wagner Moura como melhor ator

Ator baiano faz história ao se tornar o primeiro brasileiro a disputar a categoria

Foto: Divulgação/ Victor Jucá

 

“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, foi indicado ao Oscar de melhor filme internacional em quatro categorias — melhor filme, melhor filme internacional, melhor direção de elenco e melhor ator, com o baiano Wagner Moura, protagonista da produção e que se tornou o primeiro brasileiro a disputar a categoria.

O anuncio da lista de concorrentes foi transmitido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta quinta-feira (22).

O filme brasileiro entra na disputa após o país encerrar, no ano passado, o jejum na principal premiação do cinema norte-americano com a vitória de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, na categoria.

No início do mês, Moura venceu o Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama, reconhecimento que pode ter impulsionado sua indicação ao Oscar.

A conquista de “O Agente Secreto” como melhor filme em língua na mesma premiação fortaleceu sua campanha ao Oscar. Na mesma cerimônia, realizada no início do mês, Wagner Moura venceu o prêmio de melhor ator em filme de drama.

Já no Globo de Ouro de 2025, “Ainda Estou Aqui” não levou o troféu de melhor filme em língua não inglesa, mas Fernanda Torres fez história ao se tornar a primeira brasileira eleita melhor atriz. Ela chegou a concorrer ao Oscar na mesma categoria, mas a estatueta ficou com Mikey Madison, de “Anora”.

A cerimônia do Oscar será realizada no dia 15 de março, às 20h, no Dolby Theatre, em Los Angeles, com transmissão no Brasil pela Globo, TNT e pelas plataformas de streaming HBO Max e Globoplay.