ELEIÇÕES


Brasil ganha 1 milhão de novos eleitores para o pleito de 2026

Todas as regiões do país registraram aumento no número de novos cadastros no título de eleitor, o que pode impactar as próximas votações

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O Brasil ganhou mais de 1 milhão de novos eleitores em 2025. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o crescimento do número total de pessoas com o título de eleitor apto para votar passou de 154 milhões em maio, para 155,38 milhões em dezembro. O aumento está relacionado à expansão dos cadastros e marca um impulso nos processos eleitorais do futuro.

A atualização cadastral ocorreu no primeiro semestre de 2025. Neste período foram cancelados todos os títulos dos eleitores que não compareceram às urnas nas três últimas votações. O movimento é regulamentado pela resolução nº 23.737/2024, do TSE, o que explica parte do retorno do público à condição de aptos.

Todas as regiões do país cresceram no período de maio a dezembro, o Nordeste apresentou um aumento de 251,7 mil novos eleitores, atrás apenas do Sudeste, que registrou mais de 370 mil títulos prontos para comparecer as próximas votações. Seguidas pelas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste com um total de 417,9 mil. Houve ainda um acréscimo de 51 mil novas inscrições registradas no exterior.

No cadastro biométrico, o saldo também foi positivo com mais de 2,7 milhões de cadastros em todo o Brasil. Especialmente, no Sudeste com mais de 1,35 milhão de novas biometrias matrículadas.

O levantamento concluiu que a maior parte das pessoas aptas para comparecer às próximas eleições, possui entre 65 e 69 anos, o que corresponde a 241,9 mil registros. Seguidos pelas faixas de 45 a 49 anos, com 230,9 mil, com aumento de 198,8 mil para o grupo 75+ que possui direito ao voto facultativo.

Para aqueles que desejam votar no próximo pleito previsto para outubro no Brasil, o prazo para regularizar o título de eleitor segue até o dia 6 de maio.