BAHIA


Após período de matrículas sem ocorrência, policiamento escolar se prepara para volta às aulas

Comandante fala sobre batalhão especializado em entrevista ao MundoBA

Foto: Arquivo Pessoal

 

O período de matrículas em escolas estaduais de Salvador e região metropolitana se encerrou nesta terça-feira (20) sem registro de ocorrências, afirmou a comandante do batalhão de policiamento escolar, tenente coronel Claudia Mara, em entrevista ao MundoBA. O batalhão especializado se prepara, a partir desta quarta-feira (21), para a volta às aulas.

“A expectativa é grande. O batalhão de policiamento escolar vai dar suporte nas escolas com maior quantidade de alunos e nos entornos delas também. Vamos garantir e trazer tranquilidade às famílias, para que elas saibam que ali é uma área segura e elas podem ficar despreocupadas”, disse Claudia Mara.

A ausência de registro de ocorrências durante o período de matrículas foi resultado de um trabalho preventivo, afirmou Claudia Mara.

“Fizemos levantamento de unidades escolares em que no ano passado houve algum tipo de conflito, entre pais, alunos e direção da escola. Então, neste ano intensificamos o policiamento nestas escolas” , disse.

Entre os tipos de conflito durante a matrícula, está a indignação de pais que não conseguem matricular seus filhos nas escolas.

“Já aconteceu discussões entre pai e diretor da escola, por exemplo. Existe um limite de vagas nas escolas. Não se pode encher uma sala de aula com cinquenta alunos, pois ficaria impossível para um professor dar aula. Mas há pai que quer porque quer matricular o filho naquela escola, que simplesmente não tem mais vaga. Às vezes é difícil para um pai entender isso”, conta Claudia Mara.

O ano letivo nas escolas estaduais tem início no dia 9 de fevereiro.