JUSTIÇA


PF aponta tentativa de atuação do ‘Careca do INSS’ em negociações com o Ministério da Saúde, diz site

Investigação indica que esquema buscou articular contratos envolvendo cannabis medicinal, testes de dengue e nutrição infantil

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

 

Uma nova fase da operação que revelou o esquema de fraudes em aposentadorias do INSS apurou que Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, tentou articular negócios com o Ministério da Saúde envolvendo medicamentos à base de cannabis, testes rápidos de dengue e produtos de nutrição infantil. As iniciativas não resultaram em contratos. As informações são do G1.

A Polícia Federal interceptou mensagens trocadas pelo careca do INSS junto ao ministério que mostram as movimentações feitas.

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou a Saúde como “possível nova área de atuação” do grupo e determinou a abertura de apuração administrativa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Conversas de dezembro de 2024 mostram debates internos sobre a revisão da resolução da Anvisa que regula a fabricação e a importação de produtos de cannabis.

Nas discussões, aparecem alusões de reuniões com integrantes da cúpula do Ministério e à elaboração de minutas de termos de referência para uma eventual compra pública de canabidiol.

Por meio de nota, o Ministério da Saúde afirmou que não compra nem fornece canabidiol e que o produto não integra o SUS.