POLÍTICA


Senado atinge número mínimo de assinaturas para instalar CPI do Banco Master

Requerimento protocolado por Eduardo Girão teve adesão de 42 parlamentares

Foto: Divulgação

 

O requerimento que pede a instalação da CPI do Banco Master atingiu o número mínimo de assinaturas nesta segunda-feira (19). Com a adesão dos 42 parlamentares, a casa legislativa poderá investigar o caso que envolve suspeita de fraude financeira.

Protocolado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), o documento teve adesão principalmente de parlamentares da oposição ao governo Lula (PT) e do centrão.

Entenda o caso Master

Em setembro, o Banco Central barrou a aquisição do Banco Master pelo BRB, ao apontar a falta de documentos que comprovem a viabilidade econômico-financeira do negócio. Dois meses depois, o proprietário do banco, Daniel Vorcaro, foi preso pela Polícia Federal e passou a ser investigado por suspeitas de fraudes contra o sistema financeiro, mas foi solto dias depois por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Segundo a Polícia Federal, o Banco Master teria emitido Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com promessa de rendimentos de até 40% acima da taxa básica do mercado, retornos considerados irreais pelos investigadores. O esquema pode ter movimentado cerca de R$ 12 bilhões. As investigações também analisam a venda de papéis do Banco Master ao BRB.