EUNÁPOLIS


Líder de facção responsável por fuga em massa em Eunápolis é preso

Suspeito foi localizado em Ilha Grande, no Rio de Janeiro e é apontado como articulador de crimes ocorridos no Extremo Sul da Bahia

Foto: MPBA

 

Um dos líderes de uma facção criminosa com atuação em Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia, foi preso na tarde deste domingo (18) no estado do Rio de Janeiro. Tiago da Silva Rocha, conhecido como “Tiba”, é apontado pelas investigações como responsável por articular a fuga em massa de detentos registrada em dezembro de 2024, além de um atentado contra o diretor do presídio da cidade, ocorrido em 2025.

A prisão foi resultado de uma operação integrada entre o Ministério Público da Bahia, por meio do Gaeco Sul, a Secretaria da Segurança Pública e forças policiais da Bahia e do Rio de Janeiro. O suspeito foi localizado na cidade de Ilha Grande, onde estava escondido.

Segundo as apurações, “Tiba” atuava como gerente logístico da organização criminosa, sendo responsável pelo envio de drogas, armas e outros materiais ilícitos para Eunápolis e municípios da região. Ele também coordenava rotas, distribuição dos entorpecentes e pagamentos a integrantes do grupo.

O avanço das investigações permitiu às autoridades mapear a estrutura operacional da facção e reunir elementos que reforçam a participação do suspeito na fuga em massa do presídio regional, quando diversos custodiados escaparam da unidade, episódio que intensificou a crise na segurança pública local.