MUNDO


União Europeia estuda retaliação bilionária contra EUA após ameaças de Trump à Groenlândia

Bloco europeu avalia tarifas de até € 93 bilhões e restrições a empresas americanas diante da escalada diplomática e militar no Ártico

Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

A União Europeia avalia adotar tarifas de até € 93 bilhões sobre produtos dos Estados Unidos ou impor restrições ao acesso de empresas americanas ao mercado europeu como resposta às ameaças do presidente Donald Trump envolvendo a anexação da Groenlândia. O tema entrou na pauta de uma reunião de emergência neste domingo (18), em Bruxelas, diante do aumento das tensões no Ártico.

Segundo o Financial Times, líderes dos 27 países do bloco discutem uma estratégia conjunta após Trump anunciar tarifas contra países europeus aliados à Dinamarca, que detém soberania sobre a Groenlândia. As medidas norte-americanas, que podem chegar a 25% a partir de junho, elevaram o alerta diplomático e comercial no continente.

Autoridades europeias avaliam reativar um pacote de retaliações que já estava pronto desde o ano passado e também consideram o uso do chamado instrumento anti-coerção, mecanismo que permite à UE responder a pressões econômicas externas com sanções comerciais. A intenção é fortalecer o poder de negociação do bloco antes de encontros com Trump durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Ao mesmo tempo, líderes buscam evitar uma ruptura profunda na aliança transatlântica. Países europeus anunciaram reforço da segurança no Ártico e reafirmaram apoio à soberania da Dinamarca sobre a Groenlândia, enquanto alertam que o uso de tarifas e ameaças militares entre aliados pode fragilizar a Otan e a estabilidade internacional.