ECONOMIA


Dólar fecha em leve alta e encerra a semana a R$ 5,37

Movimento refletiu cenário externo e repercussão de prévia do PIB acima do esperado no Brasil

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

O dólar encerrou esta sexta-feira (16) em leve alta frente ao real, acompanhando o fortalecimento da moeda norte-americana no exterior em um dia de menor liquidez nos mercados globais. A divisa foi negociada a R$ 5,37, acumulando avanço de 0,13% na semana.

No cenário doméstico, investidores repercutiram a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB. O indicador subiu 0,7% em novembro na comparação com outubro, resultado acima da expectativa do mercado, que projetava alta de 0,3%.

Apesar de o dado mais forte sugerir menor espaço para cortes de juros no curto prazo, o que, em tese, poderia favorecer o real, o ambiente externo pesou mais. A alta dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos fortaleceu o dólar globalmente, pressionando moedas de países emergentes.

Além disso, o mercado acompanhou declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a estratégia do Brasil de ampliar acordos comerciais após a conclusão do pacto entre Mercosul e União Europeia, em meio às expectativas sobre os impactos econômicos e cambiais desse movimento.