POLÍTICA


Vereador diz que governo Jerônimo reajustou transporte intermunicipal na ‘calada da noite’

Kiki Bispo (União Brasil) cobrou ao PT e aliados um posicionamento sobre aumento tarifário de até 8,44%

Foto: Jorge Jesus/MundoBA

 

O líder do governo na Câmara de Vereadores de Salvador, Kiki Bispo (União Brasil), cobrou da oposição na Câmara de Salvador um posicionamento sobre o aumento de até 8,44% na tarifa do transporte intermunicipal, sob responsabilidade do governo Jerônimo Rodrigues. Ele disse que o reajuste foi feito na “calada da noite”.

O reajuste foi divulgado nesta quinta-feira (15) pela Agerba, órgão que regula o setor.

“Nas últimas semanas, o PT e seus aliados criticaram o reajuste de 5% no transporte público de Salvador. Vereadores de mandato, licenciados e até o presidente do partido e sindicalistas andaram palpitando de maneira irresponsável sobre o transporte da cidade. Agora, estão calados diante do aumento nos ônibus intermunicipais autorizado pelo governo Jerônimo. É sempre assim com a turma do PT: dois pesos, duas medidas. Retrato da hipocrisia”, afirmou Kiki, líder da maioria na Câmara de Salvador.

O vereador também chamou atenção para o fato de o aumento autorizado por Jerônimo ter sido divulgado no dia da Lavagem do Bonfim. Para ele, trata-se de uma “clara tentativa de fazer com que o tema fosse escondido”. “Isso, sim, é agir na calada da noite, pegando de surpresa o povo e tentando fazer com que o aumento passasse despercebido”, declarou.

Segundo Kiki, a atitude da oposição ao prefeito Bruno Reis (União Brasil) no tema evidencia que as críticas feitas ao transporte da capital baiana são injustas e “eleitoreiras”. “Fica muito óbvio que a oposição não quer a melhoria do sistema de transporte nem está preocupada com a população, ou se manifestariam agora em relação ao aumento. Como sempre, agem apenas em prol dos seus interesses”, disse.

O vereador acrescento que o transporte metropolitano fofre há anos com descaso, abandono e sucateamento. “Em Salvador, mesmo diante da crise profunda que vive o transporte sobre pneus, a prefeitura tem feito um esforço para renovar a frota, adquirir ônibus elétricos e investir no sistema. No Estado, o transporte metropolitano está sendo sucateado e os ‘manifestantes’ de plantão ficam calados.”