POLÍTICA


‘Não se pode apagar reputações antes que se prove algo’, diz Leo Prates sobre Félix Mendonça Júnior

Presidente estadual do PDT é principal alvo da 9ª fase da Operação Overclean, da Polícia Federal

Foto: Jorge Jesus/MundoBA

 

Correligionário e colega de parlamento de Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), o deputado federal Leo Prates (PDT-BA) disse defender as investigações e o direito à defesa dos investigados da 9ª fase da Operação Overclean, da Polícia Federal.

“Não se pode apagar reputações antes que se prove algo. Até agora, o deputado Félix tem sido um bom deputado para a Bahia”, disse Leo Prates ao MundoBA, durante a Lavagem do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (15).

Félix Mendonça Júnior foi o principal alvo da 9ª fase da Operação Overclean, da Polícia Federal, que tem como objetivo desarticular organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

“Quero dizer, com muita tranquilidade, que Félix tem uma biografia que honra a Bahia e os baianos. Há uma investigação em curso e pedimos que seja célere. Eu defendo as investigações, mas defendo também o princípio constitucional da presunção de inocência”, continuou Leo Prates.

A assessoria de imprensa de Félix Mendonça Júnior disse, em nota, que a ação da PF causa estranhamento. “O deputado segue à inteira disposição da Justiça, confiante de que, ao final das investigações, sua inocência será plenamente confirmada”, disse.

De acordo com a Polícia Federal, nove mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (13).

O STF determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas. A corte informou que o objetivo é interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.