POLÍTICA


Vereador defende mobilização política e diz que direita não pode ser subestimada

Silvio Humberto destaca clima pré-campanha, defende ampliação na bancada negra e diz que eleições exigem organização e presença nas ruas

Foto: Jorge Jesus/MundoBA

 

O vereador Silvio Humberto (PSB) afirmou nesta quinta-feira (15) que a festa religiosa da Lavagem do Bonfim também se consolida como um espaço simbólico de mobilização social e política na Bahia. Para ele, o evento marca o início do ano no estado e reúne elementos de fé, memória e identidade popular.

Ao comentar o cenário político nacional, Silvio alertou para o crescimento de setores da direita e defendeu que esse movimento não seja subestimado. Segundo o vereador , a disputa política passa, sobretudo, pela capacidade de organização e de convencimento da população. “Não devemos subestimar. A gente tem que organizar a nossa indignação. Então, você não pode subestimá-lo porque isso que eles ganharam da outra vez. Então, seja na gente, nas ruas e aí é o povo que decide”, disse ao MundoBA.

Pré-candidato a deputado federal, Silvio Humberto disse que o momento é de articulação e construção coletiva. Ele destacou a importância de ampliar a bancada negra no Congresso e reforçou a necessidade de defender pautas como soberania nacional e políticas públicas que impactem diretamente a vida da população.

O vereador também fez críticas ao que classificou como prioridade ao mercado financeiro em detrimento de investimentos sociais. Para ele, o foco das políticas públicas deve ser “investir em gente”, e não apenas na lógica do dinheiro que gera dinheiro.

Sobre o cenário eleitoral, Silvio Humberto afirmou ver com otimismo a possibilidade de reeleição do presidente Lula, mas ressaltou que a democracia exige mobilização permanente. “A gente não pode baixar Guarda, a gente tem que lutar e convencer as pessoas, nem porque a democracia é isso, o processo de convencimento”, concluiu.