SALVADOR


Segurança reforçada marca Lavagem do Bonfim em ano eleitoral, diz secretário da SSP

Marcelo Werner afirma que número de pessoas nas ruas é o maior dos últimos anos e justifica ampliação da operação policial

Foto: Vitor Pereira/MundoBA

Com colaboração de Bernardo Rego

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia montou um esquema especial para a Lavagem do Bonfim deste ano diante da expectativa de aumento no público, em um cenário marcado pelo calendário eleitoral e pela ampliação do evento no circuito turístico. A informação foi confirmada pelo secretário Marcelo Werner durante acompanhamento da operação nesta quinta-feira (15).

De acordo com o secretário, o planejamento faz parte das ações da Operação Verão, iniciada no final de 2024, e envolve monitoramento contínuo das festas de grande porte realizadas na capital e no interior do estado. Desde a madrugada, o Centro Integrado de Comando e Controle foi ativado para acompanhar o evento e dar resposta a possíveis ocorrências.

O efetivo foi distribuído ao longo de todo o trajeto da Lavagem, incluindo pontos de concentração, percurso e dispersão do público. Segundo Werner, mais de 50 câmeras foram instaladas no circuito e drones passaram a ser utilizados para ampliar o monitoramento aéreo, além da presença de bases fixas e postos elevados de observação.

Marcelo Werner afirmou que, ao longo dos quatro anos à frente da Secretaria, esta edição apresenta a maior concentração de pessoas já registrada em um único dia da Lavagem do Bonfim. Ele atribuiu o crescimento do público à combinação entre o caráter religioso e cultural do evento e o momento político.

O secretário destacou ainda que o ano eleitoral influencia diretamente na presença de público nas ruas e reforçou que, por esse motivo, a pasta ampliou o efetivo e a estrutura de segurança. Segundo ele, o objetivo da operação é garantir a circulação dos participantes e reduzir riscos ao longo de todo o evento.